: O espetáculo
O texto de Jean-Luc Lagarce impõe rigor e simplicidade para a sua representação. A montagem de Últimos Remorsos Antes do Esquecimento pela cia. Os dezequilibrados dá continuidade a uma linha de pesquisa do grupo - iniciada com o espetáculo “Um quarto de Crime e Castigo”, apresentado no quarto de um apartamento – que tem como foco o trabalho dos atores e uma relação de intimidade entre a cena e o público. Assim como na peça citada, os principais alicerces desta montagem são os elementos teatrais básicos: texto, ator e espectador. O despojamento em termos de cenário é uma opção no sentido de procurar criar essa cena voltada para a humanidade da representação.
À primeira vista, o texto parece pertencer à escola realista, mas um olhar mais atento revela uma escrita parcialmente fragmentada, estranha, repleta de silêncios e suspensões, que, em alguma medida, problematiza a empatia do público com a situação dramática e o diferencia do drama tradicional. A escolha de encenar, em palco brasileiro, a sua tradução para português de Portugal (por Alexandra Moreira da Silva), se deve à busca de evidenciar as fissuras no modelo realista provocadas por sua intrincada construção dramatúrgica. De tal modo que o sotaque brasileiro para a palavra portuguesa se configure como um estilo de linguagem que reforça não apenas a estranheza e a fragmentação do texto, mas também o jogo teatral estabelecido pelo despojamento cenográfico.
Ces fonctionnalités sont réservées aux abonnés
Déjà abonné,
Je me connecte
–
Voir un exemple
–
Je m'abonne
Ces documents sont à votre disposition pour un usage privé.
Si vous souhaitez utiliser des contenus, vous devez prendre contact avec la structure ou l'auteur qui a mis à disposition le document pour en vérifier les conditions d'utilisation.